19.3.15

Porto Alegre volta a ter cinema de rua com reabertura do Capitólio

Cinemateca conta com sala de exibições para 164 lugares, além de cafeteria, biblioteca e espaços para exposições.


Após longo processo de restauro que teve início em 2004, a Cinemateca Capitólio reabre ao público em 27 de março, trazendo de volta à capital gaúcha a tradição dos grandes cinemas de rua. Parte da programação do aniversário de 243 anos de Porto Alegre, a cerimônia oficial de inauguração será às 10h30. A partir das 19h, o espaço estará aberto ao público, que poderá visitar o prédio e assistir à sessão inaugural. Na programação da noite de reestreia estão ‘Início do Fim’, curta-metragem de Gustavo Spolidoro, filmado nas ruínas do edifício; e ‘Vento Norte’, de Salomão Scliar, primeiro longa-metragem de ficção sonoro realizado no Estado, cuja cópia para a sessão foi cedida pelo Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa. No fim de semana, 28 e 29 de março, a Cinemateca Capitólio também estará aberta ao público, com exibições gratuitas de três clássicos do cinema: ‘A Doce Vida’, de Federico Fellini; ‘O Leopardo’, de Luchino Visconti; e ‘Alphaville’, de Jean-Luc Godard.
Mais do que uma simples sala de exibição, a Cinemateca Capitólio será um espaço cultural exclusivamente dedicado ao setor audiovisual. Contará com uma sala de cinema stadium com 164 lugares, biblioteca, sala multimídia, cafeteria, salas de pesquisa, espaço para exposições e uma área inteira dedicada à preservação de filmes, roteiros, fotos, livros, cartazes e outros itens relacionados à memória do cinema e do audiovisual. O Capitólio também torna-se a sede oficial do Programa de Alfabetização Audiovisual, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e financiamento do Ministério da Educação. Além de desenvolver seus projetos habituais, o Programa de Alfabetização Audiovisual passa a responder pela ação educativa da Cinemateca Capitólio.
Além de recuperar a vocação original do espaço como sala de exibição, a restauração também teve o objetivo de transformar o prédio em um local destinado à preservação da memória audiovisual do Rio Grande do Sul. A obra foi financiada pela Petrobrás, pelo BNDES e pelo Ministério da Cultura, e também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio.
O prédio do antigo Cine-Theatro Capitólio foi construído em 1928 e adquirido pela prefeitura de Porto Alegre em 1994. Por sua relevância arquitetônica e cultural, foi declarado Patrimônio Histórico do Município de Porto Alegre (em 1995) e do Estado do Rio Grande do Sul (em 2007).
A ideia da criação da Cinemateca Capitólio nasceu em 2001, a partir de uma mobilização inicial da comunidade cinematográfica, representada pela Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos (APTC-RS).
Contatos:
Cinemateca Capitólio
Rua Demétrio Ribeiro, 1085
Telefones:
3289-7458 (Administração)
3289-7453 (Bilheteria)
3289-7463 (Centro de Documentação e Memória/Biblioteca)
3289-7450 (Portaria)
3289-7460 (Programa de Alfabetização Audiovisual)
http://www.coletiva.net/noticias/2015/03/porto-alegre-volta-a-ter-cinema-de-rua-com-reabertura-do-capitolio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário