25.6.12

paula rego


O Baile, da pintora portuguesa e nacionalizada inglesa, Paula Rego.
Pintada em azuis e cinzas intensos, a cena é tem uma luz fantasmagórica que sugere um episódio de sonho ou uma fantasia surrealista. Os dançarinos são baixos e encorporados, com movimentos e trajhes que remetem a tradições folclóricas dos anos 1950.Atrás dos personagens, uma construção sinistra, semelhante a uma fortaleza, num afloramento rochoso aumenta o clime estranho e perturbador da pintura.Muitas obras de Paula Rego se baseiam em contos folclóricos ou de fadas. Outras são imagens ambíguas e incômodas, ligadas a suas lembranças de infância.Com dimensões épicas, O Baile parece ter referência autobiográfica, proveniente da criação portuguesa de Paula. Porém o foco expressivo do quadro é nas mulheres.O quadro representa o ciclo de vida feminino, da infância à maturidade sexual, maternidade de velhice. A composição é parecida com a obra A Dança da Vida, do pintor surrealista norueguês Edvard Munch, que também mostra grupos de pessoas dançando ao luar, à beira-mar, com uma figura de inocência à esquerda.
4 detalhes de O Baile, de Paula Rego se destacam:

1. Moça à esquerda

Absorvida na dança, a moça de vestido português talvez represente Paula jovem. Sua roupa branca e sua anágua sugerem inexperiência sexual. Esta figura é maior do que as outras provavelmente para indicar sua importância como personagem principal.

2. Casal jovem ao meio O jovem casal dançando de faces coladas transmite uma sensação de nostalgia. Paula deve estar falando seu próprio passado. O amarelo vivo da mulher se destaca entre as cores escuras e triste da pintura.

3. Prédio escuro A forma simplificada da construção em cima da montanha sugere opressividade e solidez à composição. Seu significado, assim como ocorre com outros elementos da obra, é aberto a interpretações.

4. Roda da vida As 3 figuras dançando em roda com as mãos unidas parecem uma criança, uma mãe e uma avó. Juntas, elas representam as 3 principais fases da vida de uma mulher.
Ficha Técnica - O Baile:


Autor: Paula Rego
Onde ver:Tate, Londres, Reino Unido
Ano: 1988
Técnica: Tinta acrílica sobre papel sobre tela
Tamanho: 212,6cm x 274cm
Movimento: Surrealismo

Um comentário: