15.5.12

renoir

Baile no Moulin de la Galette, de Pierre-Auguste Renoir, é uma pintura do século XIX que pode ser encontrada no charmoso Museu d'Orsay, em Paris. Uma das primeira obras-primas do Impressionismo.

Para pintar esta complexa obra, Renoir convenceu amigos pintores e escritores, além de trabalhadores locais, a posar. Mesmo sendo "fabricado" por Renoir, o quadro capta bem a atmosfera ruidosa e boêmia do bairro parisiene Montmartre.

Renoir usou pinceladas de cores vibrantes para transmitir o dinamismo do baile. Repare, cada um faz algo diferente, a pintura tem um movimento surpreendente. O pintor é tão detalhista que pintou um clima de flerte entre o personagem de chapéu amarelo encostado na árvore com a madame de azul claro.

Outro detalhe interessante da obra é o vestido branco da dançarina à esquerda. As ágeis pinceladas de Renoir captam o efeito da luz do sol e das sombras que caem sob o vestido da personagem.

O quadro, no entanto, foi recebido de forma controversa: houve aplausos e críticas. Talvez pela receptvidade ambígua da obra, Renoir passou a se distanciar do impressionismo e a tentar expor suas obras no Salão de Paris.

Ficha Técnica - Baile no Moulin de la Galette

Autor: Pierre-Auguste Renoir
Onde ver: Museu d'Orsay, Paris, França
Ano: 1876
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 1,31m x 1,75m
Movimento: Impressionismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário